INFORMATIVO SAAE
INSTALAR BOMBA DE SUCÇÃO DIRETAMENTE NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA PREJUDICA TODO O SISTEMA!
CONHEÇA COMO INSTALAR CORRETAMENTE A BOMBA DE SUCÇÃO (POPULAR BOMBA PERIFÉRICA)
CONHEÇA MAIS SOBRE O FUNCIONAMENTO DA REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA.
Por; Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barreirinha-Am.
Para alcançar toda a extensão da rede de abastecimento (desde os Pontos de Capitação e Distribuição de Água (PCDA) até os ramais domiciliares), a água precisa ser bombeada pelas bombas submersas para ter a pressão (força) necessária para chegar ao seu destino.
Fazendo uma analogia com o corpo humano: as veias e artérias são os ramais e adutoras que levam a água dos PCDA’s para os imóveis. Os pontos de bombeamento são como o coração que impulsiona o sangue dentro do corpo. No corpo humano, a pressão alta causa vários prejuízos à saúde e nos sistemas de abastecimento isso também acontece.
A alta pressão nas redes aumenta o desgaste das tubulações e facilita o surgimento de vazamentos, principalmente, nos pontos de conexão entre os tubos. Além do desperdício de água, esses vazamentos podem causar outros transtornos como danos ao pavimento e a suspensão do abastecimento para correção do problema.
A pressão na rede precisa estar em fluidez correta para garantir que a água chegue em todas as residências, com as bombas periféricas instaladas incorretamente tubulação vinda adutora, interrompe essa fluidez causando inúmeros transtornos e provocando danos diretamente no sistema de abastecimento, com isso acaba cometendo crime contra o patrimônio público e se sujeitando a possíveis sanções administrativas, multas e sanções criminais.
As bombas nas redes internas podem ser utilizadas para elevar a água para os reservatórios suspensos, mas para isso é necessário que se utilize um reservatório base, sendo abastecida com a água vinda diretamente das adutoras, sem causar a sucção na rede externa.
As regras de construção e a legislação preveem que os imóveis com um ou mais de um andar tenham reservatórios inferior e superior, equipados com bomba periférica, porque a água mantém a velocidade necessária para subir vários metros para abastecer um reservatório elevado com a mesma velocidade evitando a entrada de ar.
Agora Imagine um grande número de bombas periféricas instaladas diretamente na adutora? A lógica seria que a pressão da água seria bruscamente enfraquecida em muitos pontos aonde deveria chegar sob pressão.
O SAAE trabalha diariamente para garantir o funcionamento do sistema de abastecimento, mas o usuário também precisa fazer sua parte. Durante o dia, variações de pressão na rede ou a necessidade de realizar manutenções podem provocar a interrupção temporária do abastecimento. Por isso, uma rede interna adequada, com reservatório domiciliar instalado, é fundamental para a regularidade do abastecimento. Reservatório é parte fundamental para rede interna do imóvel.
Escolha bem o tamanho da caixa d’água
Antes de decidir qual o tamanho ideal de sua caixa d’água, você deve saber qual a quantidade mínima de água que a sua edificação consome diariamente. De nada adianta optar por um tamanho pequeno pelo preço, e depois ficar períodos sem água por conta dessa economia sem sentido.
Se você já tem uma caixa instalada e ela nunca lhe deixou na mão, esse é o tamanho ideal. Um bom cálculo é multiplicar o número de moradores por 150 litros x 2 dias sem água.
No entanto, é importante saber o volume de sua caixa atual e avaliar se é suficiente. Se você tem constantemente problemas com falta de água, não hesite em optar por um modelo maior. Por exemplo: 4 x 150 litros x 2 = 1.200 litros, portanto escolha uma caixa de 1.000 ou 1.500 litros. Simples, não é mesmo?
Tenha cuidado na instalação de caixa d’água
O melhor local para instalação de uma caixa d’água é sempre o ponto mais alto da edificação. Isso porque, quanto mais alto ela for colocada, maior será a pressão da água, ou seja, ela chegará aos tubos com mais força e velocidade. O chuveiro, por exemplo, ficará com maior volume de água, bem como as demais saídas.
Quanto ao local de instalação, é importante ter sempre em mente a necessidade de uma estrutura forte para suportar o peso desse reservatório, contando com o volume da água. Assim, será possível prevenir rupturas. Deve haver também muito cuidado com os tubos e conexões que devem estar muito bem acoplados para evitar problemas de vazamentos futuros.
Fique atento à instalação do ladrão ou extravasor
O extravasor de água (popularmente conhecido como ladrão) necessita de uma atenção toda especial, visto que é uma tubulação responsável pelo escoamento de um casual excesso de água. Além disso, serve como alerta de que a boia ou outro componente do reservatório apresenta defeitos que podem ocasionar vazamentos.
Escolha bem o material
Nunca escolha sua caixa d’água somente pelo preço, pois, como em qualquer outro negócio, optar pela qualidade do produto garantirá sua durabilidade.


